Seleção Gaúcha 1972 G

Camisa semelhante à utilizada na partida contra o Uruguai, em 14/05/1972, porém com coloração distinta. A partida foi realizada no Estádio Beira-Rio, e terminou em 3 x 2 para o selecionado local.

Em registro fotográfico mais detalhado da partida, no qual aparece o jogador Tovar, observa-se que a camisa utilizada apresenta escudo e numeração idênticos aos desta peça, conforme comprovam registros de outras coleções.

Uma vez que as camisas de goleiro e de jogadores de linha usadas frente à Seleção Brasileira em 1972, assim como nas partidas anteriores (1969 e 1971) e posteriores (1973), diferem deste modelo, datamos esta peça como pertencente ao ano de 1972.

Seleção Gaúcha: Schneider, Cláudio, Figueroa, Ancheta, Everaldo, Carbone, Tovar (Bráulio), Valdomiro (⚽︎), Torino (Dorinho), Claudiomiro, Obberti (⚽︎⚽︎) (Mazinho). Técnico: Aparício Viana e Silva.

Uruguai: Aguerre (Carrasco), Jauregui (Campo), Ascery, González, Blanco (⚽︎), Montero Castillo, Maneiro (Jiménez), Ferreira, Espárrago, Lattuada (⚽︎), Corbo (Morena). Técnico: Washington Etchamendi.

Segundo o antigo proprietário, a camisa teria pertencido ao goleiro Jair. No entanto, não encontramos registros de sua participação em jogos da Seleção Gaúcha. É importante destacar que os registros do selecionado são incompletos, com muitas lacunas, o que dificulta a confirmação plena da utilização da peça.